Público Alvo: Alunos da Esc. Mul. Paulo Vi
Tempo de duração: 2 meses (junho a agosto).
1 - JUSTIFICATIVA:
A leitura e escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado.
Pensando nesse contexto, o Projeto: Ficha literária como recurso didático, torna-se necessário e viável, pois pretende fomentar a leitura, a interpretação e a escrita, despertando no aluno a criatividade, a autonomia e a criticidade que são elementos necessários na formação da criança.
2 – OBJETIVOS:
2.1 – OBJETIVOS GERAIS
· Estimular o prazer pela leitura, considerando a interdisciplinaridade e a atuação de todos envolvidos nesse contexto;
· Trabalhar com gêneros literários diversos, possibilitando ao alunado a aquisição de competências leitoras;
· Desenvolver a reescrita de histórias de produção textual.
2.2 – OBJETIVOS ESPECIFICOS:
· Construir o hábito de ler histórias;
· Ampliar o vocabulário;
· Aproximar-se do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas), manuseando-os e reparando na beleza das imagens;
· Vivenciar situações de leituras compartilhadas;
· Realizar leituras orais e silenciosa de histórias;
· Interpretar histórias lidas;
· Realizar o estudo de vocabulário presentes nos textos lidos;
· Escutar histórias formadas, lidas ou contadas pelo professor e colegas;
· Montar histórias ou trechos de histórias (fatiadas);
· Reescrever histórias trabalhadas.
3 – PROCEDIMENTOS:
1ª - SEMANA.
PROFESSOR.
· Selecionar um acervo de livros de qualidades, adequada a cada faixa-etária, implementando a caixa de leitura.
ALUNO
· Escolher um livro da caixinha de histórias e levar para casa, onde terá uma semana para ler o livro;
· Realizar a socialização das histórias lidas.
· Responder a ficha de leitura dos livros lidos.
2ª SEMANA.
PROFESSOR
· Levar para a sala de aula, jornais e revistas para incrementar a caixinha de leitura;
· Trabalhar com alunos esse tipo de gênero.
ALUNO
· Escolher uma reportagem dos jornais ou das revistas;
· Reproduzir a história que leu, usando a ficha literária;
· Depois irá fazer socialização de sua reprodução da história escrita.
3ª SEMANA
PROFESSOR E ALUNO.
· Realizar com freqüência e regularidade a leitura de diferentes histórias;
· Compartilhar as histórias;
· Ilustrar com desenhos as histórias que leu;
· Recontar a história lida para a professora e colegas.
4ª SEMANA.
PROFESSOR
· Selecionar textos adequados ao propósito da atividade habitual de leitura.
· Compartilhar informações prévias e relevantes com os alunos sobre o que será lido para melhor entendimento do texto;
· Pedir sugestões de livros para colocar na caixa de leitura.
5ª SEMANA
PROFESSOR E ALUNO:
· Dividir a classe em dupla;
· Cada componente da dupla irá escolher um livro da caixa de leitura para seu colega ler e vice e versa;
6ª SEMANA
ALUNO.
· Depois irá explicar por que escolheu aquele livro par ser lido pelo colega;
· Responder a ficha literária;
· Fazer socialização das histórias dos livros lidos.
7ª SEMANA
PROFESSOR E ALUNO
· Montar um mural das histórias lidas pelos alunos.
· Os alunos irão escolher uma história para ser dramatizada por eles;
8ª SEMANA
PROFESSOR E ALUNO
· Os alunos irão ensaiar a peça para apresentar.
· Finalizar o Projeto, convidando outras turmas para assistirem à peça.
4 – RECURSOS CONFECCIONADOS.
· Caixa de leitura;
· Mural;
· Roupas dos personagens.
5 – RECURSOS UTILIZADOS:
· T.N.T, tesoura, caixa de papelão, pesquisa na internet, jornais, livros, revistas e outros.
6 – AVALIAÇÃO
Serão avaliados todo o desenvolvimento e desempenho dos alunos, observando se os objetivos gerais da aprendizagem foram alcançados no decorrer da execução do projeto.
7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
RUFINO, C. Gomes. A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança. São José dos Campos. Unicamp. 1999.
SAWULSK, V. Friução e / ou Aprendizagem através da literatura infantil na escola. Abril 2003.
COELHO, N. Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo. Petrópolis. 2000. 159 p.
CRONOGRAMA
DATA | AÇÕES A SERES DESENVOLVIDAS. |
01/06//11 a 07/06/11 | Confeccionar a caixa de leitura. |
08/06/11 a 10/06/11 | Seleção dos livros na biblioteca da escola. |
13/06/11 a 17/06/11 | Leitura dos livros literários e socialização das histórias lidas. |
20/06/11 a 29/06/11 | Montagem de um mural das histórias lidas. |
01/08/11 a 10/08/11 | Preenchimento das fichas de leituras dos livros lidos. |
16/08/11 a 20/08/11 | Escolher a história que irão dramatizarem. |
23/08/11 a 09/08/11 | Ensaio da peça teatral. |
12/08/11 a 16/09/11 | Encerramento do projeto (apresentar a peça teatral para todas as turmas da Escola do período vespertino). |
Nenhum comentário:
Postar um comentário