terça-feira, 29 de novembro de 2011

PROJETO: FICHA LITERÁRIA COMO RECURSO DIDÁTICO.

Público Alvo: Alunos da Esc. Mul. Paulo Vi

Tempo de duração: 2 meses (junho a agosto).

1 - JUSTIFICATIVA:

         A leitura e escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado.

         Pensando nesse contexto, o Projeto: Ficha literária como recurso didático, torna-se necessário e viável, pois pretende fomentar a leitura, a interpretação e a escrita, despertando no aluno a criatividade, a autonomia e a criticidade que são elementos necessários na formação da criança.

2 – OBJETIVOS:

2.1 – OBJETIVOS GERAIS

·        Estimular o prazer pela leitura, considerando a interdisciplinaridade e a atuação de todos envolvidos nesse contexto;

·        Trabalhar com gêneros literários diversos, possibilitando ao alunado a aquisição de competências leitoras;

·        Desenvolver a reescrita de histórias de produção textual.

2.2 – OBJETIVOS ESPECIFICOS:

·        Construir o hábito de ler histórias;

·        Ampliar o vocabulário;

·        Aproximar-se do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas), manuseando-os e reparando na beleza das imagens;

·        Vivenciar situações de leituras compartilhadas;

·        Realizar leituras orais e silenciosa de histórias;

·        Interpretar histórias lidas;

·        Realizar o estudo de vocabulário presentes nos textos lidos;

·        Escutar histórias formadas, lidas ou contadas pelo professor e colegas;

·        Montar histórias ou trechos de histórias (fatiadas);

·        Reescrever histórias trabalhadas.

3 – PROCEDIMENTOS:

1ª - SEMANA.

 PROFESSOR.

·        Selecionar um acervo de livros de qualidades, adequada a cada faixa-etária, implementando a caixa de leitura.
 ALUNO

·        Escolher um livro da caixinha de histórias e levar para casa, onde terá uma semana para ler o livro;

·        Realizar a socialização das histórias lidas.

·        Responder a ficha de leitura dos livros lidos.
2ª SEMANA.

PROFESSOR

·        Levar para a sala de aula, jornais e revistas para incrementar a caixinha de leitura;

·        Trabalhar com alunos esse tipo de gênero.
ALUNO

·        Escolher uma reportagem dos jornais ou das revistas;

·        Reproduzir a história que leu, usando a ficha literária;

·        Depois irá fazer socialização de sua reprodução da história escrita.

3ª SEMANA

PROFESSOR E ALUNO.

·        Realizar com freqüência e regularidade a leitura de diferentes histórias;

·        Compartilhar as histórias;

·        Ilustrar com desenhos as histórias que leu;

·        Recontar a história lida para a professora e colegas.

4ª SEMANA.

PROFESSOR
·        Selecionar textos adequados ao propósito da atividade habitual de leitura.

·        Compartilhar informações prévias e relevantes com os alunos sobre o que será lido para melhor entendimento do texto;

·        Pedir sugestões de livros para colocar na caixa de leitura.

5ª SEMANA

PROFESSOR E ALUNO:

·        Dividir a classe em dupla;

·        Cada componente da dupla irá escolher um livro da caixa de leitura para seu colega ler e vice e versa;

6ª SEMANA

ALUNO.

·        Depois irá explicar por que escolheu aquele livro par ser lido pelo colega;

·        Responder a ficha literária;

·        Fazer socialização das histórias dos livros lidos.

7ª SEMANA

PROFESSOR E ALUNO

·        Montar um mural das histórias lidas pelos alunos.

·        Os alunos irão escolher uma história para ser dramatizada por eles;

8ª SEMANA

PROFESSOR E ALUNO

      ·        Os alunos irão ensaiar a peça para apresentar.

·        Finalizar o Projeto, convidando outras turmas para assistirem à peça.


4 – RECURSOS CONFECCIONADOS.

·        Caixa de leitura;

·        Mural;

·        Roupas dos personagens.


5 – RECURSOS UTILIZADOS:
·        T.N.T, tesoura, caixa de papelão, pesquisa na internet, jornais, livros, revistas e outros.

6 – AVALIAÇÃO

         Serão avaliados todo o desenvolvimento e desempenho dos alunos, observando se os objetivos gerais da aprendizagem foram alcançados no decorrer da execução do projeto.


7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

RUFINO, C. Gomes. A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança. São José dos Campos. Unicamp. 1999.

SAWULSK, V. Friução e / ou Aprendizagem através da literatura infantil na escola. Abril 2003.

COELHO, N. Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo. Petrópolis. 2000. 159 p.

CRONOGRAMA



DATA
AÇÕES  A SERES DESENVOLVIDAS.
01/06//11 a 07/06/11
Confeccionar a caixa de leitura.
08/06/11 a 10/06/11
Seleção dos livros na biblioteca da escola.
13/06/11 a 17/06/11
Leitura dos livros literários e socialização das histórias lidas.
20/06/11 a 29/06/11
Montagem de um mural das histórias lidas.
01/08/11 a 10/08/11
Preenchimento das fichas de leituras dos livros lidos.
16/08/11 a 20/08/11
Escolher a história que irão dramatizarem.
23/08/11 a 09/08/11
Ensaio da peça teatral.
12/08/11 a 16/09/11
Encerramento do projeto (apresentar a peça teatral para todas as turmas da Escola do período vespertino).












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