Escola Municipal Paulo VI
Projeto: “Curtindo a Leitura”
Diretor: Naldo Mendes da Cunha
Coordenadora: Lucilês Martins de Araújo Sousa
Professora: Maria Usan da Silva Moraes Ferreira
Série: 3º ano “B”
Projeto: “Curtindo a Leitura”
Diretor: Naldo Mendes da Cunha
Coordenadora: Lucilês Martins de Araújo Sousa
Professora: Maria Usan da Silva Moraes Ferreira
Série: 3º ano “B”
Junho de 2010
Brasilândia do Tocantins-TO.
APRESENTAÇÃO
O Projeto Curtindo a Leitura destina-se a Escola Municipal Paulo VI, onde será trabalhado com os alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, e tem como finalidade desenvolver no educando as competências e habilidades necessárias para aprendizagem da leitura, produção oral e escrita, nos diversos tipos de textos; o que fará com que tenham interesse e prazer em compreenderem a utilidade da escrita e de sua circulação social, bem como suas finalidades e suas formas.
Portanto, as ações desenvolvidas durante o projeto irão despertar no educando o gosto pela leitura de forma prazerosa, com atividades lúdicas inovadoras, formando indivíduos capazes de adaptarem-se as diversas situações discursivas, expressando-se oralmente e por escrito em diferentes padrões de linguagem, especialmente o culto, adquirindo a competência leitora para obter informações, interpretar dados e fatos, recrear-se, recriar, observar, comparar e compreender textos.
COMPETÊNCIAS
· Ser capaz de compreender e utilizar-se de diversos gêneros textuais presentes em situações de interação social, atribuindo-lhes sentido, respeitando as diferentes manifestações da linguagem;
· Ser capaz de compreender e interpretar textos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura: o dever, a necessidade e o prazer de ler;
· Ser capaz de compreender as regularidades, os procedimentos e os recursos do sistema lingüísticos, utilizados na prática da escrita e produções de textos orais e escritos, ampliando sua capacidade discursiva no uso público da linguagem.
HABILIDADES
· Empregar letra maiúscula no início de frases e início de textos;
· Escrever em ordem alfabética.
· Completar em sequência as letras do alfabeto;
· Escrever nomes de desenhos ou figuras;
· Escrever palavras com base em uma letra ou sílabas dadas,
· Completar palavras cruzadas com base em desenhos e letra inicial;
· Empregar ponto final na escrita da frase;
· Redigir pequenas frases com as palavras estudadas;
· Revisar e reescrever textos com o auxilio do professor;
· Expressar oralmente com clareza;
· Ler pequenos textos para a classe, atendendo a pontuação;
· Localizar afirmação explicita e implícita em um texto;
· Produzir de forma coletiva gênero, poema com emprego de rima entre palavras;
· Reconhecer o valor expressivo dos sinais de pontuação;
· Reconhecer a divisão textual em frases e parágrafos;
· Completar história iniciada, atribuindo título ao seu texto escrito;
· Identificar informações relevantes para compreensão dos sentidos dos gêneros, fábulas, histórias em quadrinhos, noticias, carta, bilhete e propaganda, o que desejar ler, dentre outros gêneros disponibilizados.
CONTEUDOS
· A hora do conto;
· A hora da poesia;
· Fabulas;
· Cartas, bilhetes e convites;
· Histórias em quadrinhos;
· Músicas;
· Acrósticos;
· Propaganda;
· Mensagem;
· Anúncios;
· Cartum;
· Produção ilustrada;
· Colagem;
· Trabalho com jornal;
· Jogo da memória;
· Rótulos;
· Formação de frases;
· Descrever o que ver nas gravuras;
· Dar nomes aos desenhos e personagens.
RECURSOS
· Livros de histórias infantis;
· Jornais, revistas e livros de recortes;
· Fábulas;
· TV, DVD e som;
· Xérox, mimeógrafo, álcool, chamex branco e colorido;
· Fita adesiva, tesoura, cola, grampeador, lápis de cor, régua e pincéis;
· Máquina fotográfica (digital);
· Dicionários;
· Papel cartão, cartolina, madeira e grafite;
· EVA colorido.
METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido através de:
· Leitura coletiva, compartilhada e individual;
· Cantinho da leitura, com o intuito de despertar o gosto e o hábito de ler, possibilitando o aluno ao acesso de livros, jornais, revistas e gibis;
· Construção de pequenos textos utilizando o quebra poema;
· Trabalhos com palavras do texto, pesquisando no dicionário;
· Utilização de jornais e revistas para recortes, colagens e confecções de murais;
· Atividades mimeografadas e xerocadas, para fixação dos conteúdos;
· Confecção de livros de historinhas diversificadas, para que os alunos possam desenvolver sua criatividade e habilidade, na escrita e oralidade;
· Criação de acrósticos, poemas, mensagens, cartas, bilhetes e outros gêneros textuais;
· Utilização de álbum seriados, para apresentação de historinhas;
· Trabalhos de textos com linguagem verbal e não verbal;
· Textos com linguagem formal e não verbal.
AVALIAÇÃO
A avaliação será de modo geral, continua valorizando o conhecimento prévio dos alunos com propósito de oferecer uma aprendizagem significativa, nos trabalhos desenvolvidos individual e em grupos, com uma postura autônoma, crítica e reflexiva, para que os mesmos possam adquirir novas competências e habilidades nas atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula.
BIBLIOGRAFIA
AAA1 – Atividade de Apoio á Aprendizagem. Gestar 1. Língua portuguesa.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais, Língua Portuguesa. Brasília – DF.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. (coleção primeiros passos nº 74). São Paulo. 1994. Editora Brasiliense.
Secretaria de Educação e Cultura. Referencial Curricular do Ensino Fundamental. Edição 2. Língua Portuguesa. Tocantins, 2009.
RELATÓRIO
O Projeto “Curtindo a Leitura” foi desenvolvido na Escola Municipal Paulo VI, com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. As ações iniciaram no dia 22 de fevereiro e finalizaram no dia 22 de março.
Com base nas atividades expandidas, analisei que houve bons rendimentos, onde a turma foi bem produtiva e atenciosa. Com relações as explicações dos conteúdos, percebi o interesse da maioria dos alunos, mas foi observado que alguns alunos ainda precisam desempenhar melhor a produção linguística.
As atividades sugeridas durante o projeto partiram da importância da leitura na vida cotidiana dos educandos, bem como a criação de poesia, leituras, criações de historinhas, confecções de livrinhos, musiquetas cantadas, interpretações de textos, leitura na informática e na biblioteca, brincadeiras com jogos pedagógicos, montagens de murais, etc.
Cabe ressaltar que o projeto Curtindo a Leitura foi trabalhado com uma ótima integração entre alunos e professoras, facilitando ministrar as atividades com uma boa participação, através de questionamentos no que diz respeito aos assuntos expostos em sala. O projeto veio a contribuir e reforçar a aprendizagem da leitura e escrita dos alunos.
Brasilândia do Tocantins – TO, junho de 2010.
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