terça-feira, 29 de novembro de 2011

Escola Municipal Paulo VI
Projeto: “Curtindo a Leitura”
Diretor: Naldo Mendes da Cunha
Coordenadora: Lucilês Martins de Araújo Sousa
Professora: Maria Usan da Silva Moraes Ferreira
Série: 3º ano “B”
Junho de 2010

Brasilândia do Tocantins-TO.

APRESENTAÇÃO

        O Projeto Curtindo a Leitura destina-se a Escola Municipal Paulo VI, onde será trabalhado com os alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental,  e tem como finalidade desenvolver no educando as competências e habilidades necessárias para aprendizagem da leitura, produção oral e escrita, nos diversos tipos de textos; o que fará com que tenham interesse e prazer em compreenderem a utilidade da escrita e de sua circulação social, bem como suas finalidades e suas formas.

         Portanto, as ações desenvolvidas durante o projeto irão despertar no educando o gosto pela leitura de forma prazerosa, com atividades lúdicas inovadoras, formando indivíduos capazes de adaptarem-se as diversas situações discursivas, expressando-se oralmente e por escrito em diferentes padrões de linguagem, especialmente o culto, adquirindo a competência leitora para obter informações, interpretar dados e fatos, recrear-se, recriar, observar, comparar e compreender textos.

COMPETÊNCIAS

·         Ser capaz de compreender e utilizar-se de diversos gêneros textuais presentes em situações de interação social, atribuindo-lhes sentido, respeitando as diferentes manifestações da linguagem;

·         Ser capaz de compreender e interpretar textos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura: o dever, a necessidade e o prazer de ler;

·         Ser capaz de compreender as regularidades, os procedimentos e os recursos do sistema lingüísticos, utilizados na prática da escrita e produções de textos orais e escritos, ampliando sua capacidade discursiva no uso público da linguagem.

HABILIDADES

·         Empregar letra maiúscula no início de frases e início de textos;

·         Escrever em ordem alfabética.

·         Completar em sequência as letras do alfabeto;

·         Escrever nomes de desenhos ou figuras;

·         Escrever palavras com base em uma letra ou sílabas dadas,

·         Completar palavras cruzadas com base em desenhos e letra inicial;

·         Empregar ponto final na escrita da frase;

·         Redigir pequenas frases com as palavras estudadas;

·         Revisar e reescrever textos com o auxilio do professor;

·         Expressar oralmente com clareza;

·         Ler pequenos textos para a classe, atendendo a pontuação;

·         Localizar afirmação explicita e implícita em um texto;

·         Produzir de forma coletiva gênero, poema com emprego de rima entre palavras;

·         Reconhecer o valor expressivo dos sinais de pontuação;

·         Reconhecer a divisão textual em frases e parágrafos;

·         Completar história iniciada, atribuindo título ao seu texto escrito;

·         Identificar informações relevantes para compreensão dos sentidos dos gêneros, fábulas, histórias em quadrinhos, noticias, carta, bilhete e propaganda, o que desejar ler, dentre outros gêneros disponibilizados.

CONTEUDOS

·         A hora do conto;

·         A hora da poesia;

·         Fabulas;

·         Cartas, bilhetes e convites;

·         Histórias em quadrinhos;

·         Músicas;

·         Acrósticos;

·         Propaganda;

·         Mensagem;

·         Anúncios;

·         Cartum;

·         Produção ilustrada;

·         Colagem;

·         Trabalho com jornal;

·         Jogo da memória;

·         Rótulos;

·         Formação de frases;

·         Descrever o que ver nas gravuras;

·         Dar nomes aos desenhos e personagens.

RECURSOS

·         Livros de histórias infantis;

·         Jornais, revistas e livros de recortes;

·         Fábulas;

·         TV, DVD e som;

·         Xérox, mimeógrafo, álcool, chamex branco e colorido;

·         Fita adesiva, tesoura, cola, grampeador, lápis de cor, régua e pincéis;

·         Máquina fotográfica (digital);

·         Dicionários;

·         Papel cartão, cartolina, madeira e grafite;

·         EVA colorido.

METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido através de:

·         Leitura coletiva, compartilhada e individual;

·         Cantinho da leitura, com o intuito de despertar o gosto e o hábito de ler, possibilitando o aluno ao acesso de livros, jornais, revistas e gibis;

·         Construção de pequenos textos utilizando o quebra poema;

·         Trabalhos com palavras do texto, pesquisando no dicionário;

·         Utilização de jornais e revistas para recortes, colagens e confecções de murais;

·         Atividades mimeografadas e xerocadas, para fixação dos conteúdos;

·         Confecção de livros de historinhas diversificadas, para que os alunos possam desenvolver sua criatividade e habilidade, na escrita e oralidade;

·         Criação de acrósticos, poemas, mensagens, cartas, bilhetes e outros gêneros textuais;

·         Utilização de álbum seriados, para apresentação de historinhas;

·         Trabalhos de textos com linguagem verbal e não verbal;

·         Textos com linguagem formal e não verbal.

AVALIAÇÃO

A avaliação será de modo geral, continua valorizando o conhecimento prévio dos alunos com propósito de oferecer uma aprendizagem significativa, nos trabalhos desenvolvidos individual e em grupos, com uma postura autônoma, crítica e reflexiva, para que os mesmos possam adquirir novas competências e habilidades nas atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula.
BIBLIOGRAFIA

AAA1 – Atividade de Apoio á Aprendizagem. Gestar 1. Língua portuguesa.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais, Língua Portuguesa. Brasília – DF.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. (coleção primeiros passos nº 74). São Paulo. 1994. Editora Brasiliense.

Secretaria de Educação e Cultura. Referencial Curricular do Ensino Fundamental. Edição 2. Língua Portuguesa. Tocantins, 2009.

RELATÓRIO


          O Projeto “Curtindo a Leitura” foi desenvolvido na Escola Municipal Paulo VI, com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. As ações iniciaram no dia 22 de fevereiro e finalizaram no dia 22 de março.

          Com base nas atividades expandidas, analisei que houve bons rendimentos, onde a turma foi bem produtiva e atenciosa. Com relações as explicações dos conteúdos, percebi o interesse da maioria dos alunos, mas foi observado que alguns alunos ainda precisam desempenhar melhor a produção linguística.

          As atividades sugeridas durante o projeto partiram da importância da leitura na vida cotidiana dos educandos, bem como a criação de poesia, leituras, criações de historinhas, confecções de livrinhos, musiquetas cantadas, interpretações de textos, leitura na informática e na biblioteca, brincadeiras com jogos pedagógicos, montagens de murais, etc.

          Cabe ressaltar que o projeto Curtindo a Leitura foi trabalhado com uma ótima integração entre alunos e professoras, facilitando ministrar as atividades com uma boa participação, através de questionamentos no que diz respeito aos assuntos expostos em sala. O projeto veio a contribuir e reforçar a aprendizagem da leitura e escrita dos alunos.


Brasilândia do Tocantins – TO, junho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário