quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PROJETO: “ABRA UM SORRISO FELIZ”.

ESCOLA MUNICIPAL PAULO VI       

 PROJETO: “ABRA UM SORRISO FELIZ”.

 Diretora: Elisiane Fernandes da Silva Santos Andrade

 Professoras: Andréia Araújo e Maria Usan

 Coordenador: Naldo Mendes da Cunha

 Séries: 3º Ano “A” e “B

BRASILÂNDIA DO TOCANTINS - TO, 08/02/2010

APRESENTAÇÃO:

                 O projeto Abra um Sorriso Feliz visa divulgar a necessidade de termos uma boa higiene bucal, métodos de prevenção ode doenças prevençigiene bu calsa diviulgarde doenças nos dentes com o objetivo de oportunizar a participação de todos os alunos para o bem estar e a formação integral do educando, inclusive pela qualidade de vida, orientando os mesmos sobre a importância da frequente e cuidadosa escovação dos dentes, como também a usar o fio dental de maneira correta, porque ele ajuda a remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos que ficam entre os dentes causando as cáries e consequentimente a perda dos dentes.

 HABILIDADES:


Ø Incentivar a criação de hábitos para a higiene bucal e alimentação adequada;

Ø Demonstrar de modo criativo a maneira correta de si escovar e de como usar adequadamente o fio dental;

Ø Conscientizar os alunos no cuidado com os dentes e na visita constante ao dentista;

Ø Levar aos alunos o assunto como um problema de saúde pública;

Ø Descobrir a anatomia e as funções dos dentes, as doenças da gengiva, o hábito de escovação, etc.



RECURSOS:

§  Escovas;

§  Creme dental;

§  Fio dental;

§  Flúor;

§  Folhetos informativos;

§  Chamex;

§  Lápis de cor;

§  Régua;

§  Cartolina;

§  Cola.



CONTEÚDOS:

ü Os dentes e sua importância;

ü Utilidades dos dentes de leite;

ü Instrumentos utilizados pelos dentistas;

ü Cuidando bem dos dentes e da boca;

ü Flúor - a defesa contra o ataque da cárie.

METODOLOGIAS:

v Leitura e interpretação de textos escritos e orais relacionados ao tema proposto;

v Resolução de cruzadinhas;

v Exposições de cartazes de conscientização sobre a importância de cuidar bem dos dentes;

v Realização de atividades em grupos para pesquisas sobre o assunto proposto;

v Produção de textos propostos abordando assuntos ou gravuras relacionados  ao tema;

v Criação de imagens e pinturas dentro do tema abordado.

BIBLIOGRAFIA:

·        Maria Radespiel, Alfabetização Sem Segredos. Coleção Passo a Passo. Ed. IEMAR, 2001 MG.















Nenhum comentário:

Postar um comentário