PROJETO
TEMA: APRENDENDO AS VOGAIS
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL PAULO VI
PÚBLICO – ALVO: ALUNOS DO PRÉ-ESCOLAR A e B
PERÍODO DE EXECUÇÃO: JANEIRO E FEVEREIRO DE 2011
EQUIPE RESPONSÁVEL: PROFESSORES DO PRÉ – ESCOLAR A e B E APOIO PEDÁGOGICO
INTRODUÇÃO:
A criança como indivíduo é um ser integral, com peculiaridades que devem ser compreendidas e respeitadas em cada fase do seu desenvolvimento, o qual é contínuo e seqüencial.
É fundamental que nesse primeiro momento da aprendizagem deve ocorrer um relacionamento de afetividade, proporcionar um espaço dinâmico, oportunizando experiências favoráveis.
JUSTIFICATIVA:Sabe-se que as crianças possuem uma natureza singular que as caracterizam como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito próprio, no processo de construção do conhecimento, as mesmas utilizam-se das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que buscam desvendar. Com isso, constroem o conhecimento a partir das intenções que estabelecem com as outras pessoas e o meio em que vivem, por isso, devem ser respeitados.
OBJETIVOS:Ler de forma precisa;
Escrever com precisão;
Fixar o aprendizado das vogais e suas particularidades.
METODOLOGIAS:Trabalhar com os nomes dos alunos através dos crachás;
Roda de história (faz de conta);
Roda de conversas;
Oficina de desenhos, pinturas, modelagens e músicas infantis;
Atividades diversificadas em ambientes organizados;
Atividades práticas mimeografadas para treino da escrita;
Montagem de palavras e separação das mesmas;
Realizar colagem;
Trabalhar embalagens para leitura e identificação das vogais.
Pepel cartolina;
Papel cartão;
Papel pardo;
Lápis de escrever;
Caderno;
Lápis de cor;
Cola branca;
Revistas e jornais;
CDs músicas infantis;
Sucatas;
Embalagens.
AVALIAÇÃO:Avaliar continuamente as formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades, de satisfação com sua própria produção e de suas conquistas, dos quais serão valorizados seus esforços e progressos.
ATIVIDADES | JANEIRO | FEVEREIRO |
Apresentar desenhos iniciados com vogais; | X | |
Fazer leitura do nome dos desenhos; | X | |
Separar as palavras em sílabas (nome dos desenhos); | X | |
Confeccionar cartazes referente a palavra-chave de cada vogal; | X | |
Escrita das vogais através de traçados; | X | X |
Leitura de palavras iniciadas com vogais; | X | |
Identificação das vogais nas palavras; | X | |
Leitura. | X |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRAGANÇA, CARPANEDA, NASSUR – Porta de Papel – Ed. FTD.
CARNEIRO, Wanda- Primeiros degraus – Ed. IBEP.
Gostei muito deste projeto, vou desenvolver na minha turma. Obrigado!
ResponderExcluirAmei o projeto
ResponderExcluir