quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PROJETO APRENDENDO AS VOGAIS

PROJETO

TEMA: APRENDENDO AS VOGAIS
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL PAULO VI

PÚBLICO – ALVO: ALUNOS DO PRÉ-ESCOLAR A e B

PERÍODO DE EXECUÇÃO: JANEIRO E FEVEREIRO DE 2011

EQUIPE RESPONSÁVEL: PROFESSORES DO PRÉ – ESCOLAR A e B E APOIO PEDÁGOGICO


INTRODUÇÃO:

                A criança como indivíduo é um ser integral, com peculiaridades que devem ser compreendidas e respeitadas em cada fase do seu desenvolvimento, o qual é contínuo e seqüencial.

É fundamental que nesse primeiro momento da aprendizagem deve ocorrer um relacionamento de afetividade, proporcionar um espaço dinâmico, oportunizando experiências favoráveis.
JUSTIFICATIVA:

 Tendo em vista a fase que se encontra as crianças do Pré - escolar, surge a necessidade de um trabalho sistemático de apresentação e fixação das vogais do qual partirá do todo para as partes. A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico, faz parte de uma sociedade letrada que exige um aprendizado eficiente para que o mesmo possa se distinguir dos demais no meio em que convive.

Sabe-se que as crianças possuem uma natureza singular que as caracterizam como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito próprio, no processo de construção do conhecimento, as mesmas utilizam-se das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que buscam desvendar. Com isso, constroem o conhecimento a partir das intenções que estabelecem com as outras pessoas e o meio em que vivem, por isso, devem ser respeitados.
OBJETIVOS:

 Objetivo Geral:

 Aprender de forma sistemática as vogais e sua utilização nas palavras.
Objetivos Específicos:

 Identificar as vogais nas palavras;

Ler de forma precisa;

Escrever com precisão;

Fixar o aprendizado das vogais e suas particularidades.
METODOLOGIAS:

 Brincadeiras no espaço interno e externo da sala de aula;

Trabalhar com os nomes dos alunos através dos crachás;

Roda de história (faz de conta);

Roda de conversas;

Oficina de desenhos, pinturas, modelagens e músicas infantis;

Atividades diversificadas em ambientes organizados;

Atividades práticas mimeografadas para treino da escrita;

Montagem de palavras e separação das mesmas;

Realizar colagem;

Trabalhar embalagens para leitura e identificação das vogais.

 RECURSOS UTILIZADOS:
Papel chamex;

Pepel cartolina;

Papel cartão;

Papel pardo;

Lápis de escrever;

Caderno;

Lápis de cor;

Cola branca;

Revistas e jornais;

CDs músicas infantis;

Sucatas;

Embalagens.
AVALIAÇÃO:

Avaliar continuamente as formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades, de satisfação com sua própria produção e de suas conquistas, dos quais serão valorizados seus esforços e progressos.


CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES
JANEIRO
FEVEREIRO
Apresentar desenhos iniciados com vogais;
X

Fazer leitura do nome dos desenhos;
X

Separar as palavras em sílabas (nome dos desenhos);
X

Confeccionar cartazes referente a palavra-chave de cada vogal;
X

Escrita das vogais através de traçados;
X
X
Leitura de palavras iniciadas com vogais;

X
Identificação das vogais nas palavras;

X
Leitura.

X

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BRAGANÇA, CARPANEDA, NASSUR – Porta de Papel – Ed. FTD.

CARNEIRO, Wanda- Primeiros degraus – Ed. IBEP.

MEDEIROS, Celma – As letrinhas fazem a festa – Ed. Brasil.







2 comentários: