sexta-feira, 23 de outubro de 2015

PROJETO MEIO AMBIENTE DE COMBATE ÀS QUEIMADAS


   





                                     
                                               

   





             PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILÂNDIA-TO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
                        ESCOLA MUNICIPAL PAULO VI











Projeto de Preservação do meio ambiente e combate ás queimadas
















               MUNICÍPIO DE BRASILÂNDIA – TO
 2015


                                       APRESENTAÇÃO
Os grandes inimigos das florestas são os incêndios, eles comprometem a preservação da vida florestal. Provocam a fuga ou a morte dos animais, causando assim, prejuízos irreparáveis à natureza. As queimadas são motivos de grandes preocupações neste período os prejuízos são incalculáveis ao meio ambiente e ano após ano só trem crescido o numero de focos no Brasil.
O homem o grande causador destas tragédias não tem consciência do mal que faz a si mesmo e a humanidade. Os incêndios ou focos ocorrem de formas naturais ou criminosas, normalmente  as causas mais frequentes na zona urbana são os fogos nos lixos de casa como folhas, papéis, lixos caseiros que trazem um resultado negativo para população que sofrem com doenças causadas pela poluição que são irritação nos olhos, dor de garganta entre outras. Na zona rural acontecem normalmente com os pequenos agricultores são os que mais provocam incêndio fazendo derrubadas e queimadas de forma ilegal e colocando a vida das pessoas e dos animais em risco.
O Projeto de Preservação do meio ambiente e combate ás Queimadas                                                           tem a finalidade de conscientizar a comunidade escolar e do município sobre os efeitos negativos provocados pelas queimadas. Nós somos cidadãos de bem não podemos permitir que a violência contra o meio ambiente aumente a cada dia.

JUSTIFICATIVA
Nos dias atuais, estamos presenciando com maior frequência a destruição ambiental. Por mais que se houve falar em desequilíbrio no meio ambiente nas consequências que virão devido o uso inadequado da natureza o homem não tem mudado sua postura.
Com o intuito de evitar os focos de queimadas na região de nosso município, principalmente nesse período do ano (Junho, Julho, Agosto e Setembro) em que a estiagem tem favorecido para o aumento de vários focos nesta localidade. Tornou-se necessário o desenvolvimento desse projeto, através do qual estaremos explorando situações, causas e consequências dos atos inconsequentes dos ser humano.






OBJETIVO GERAL
Incentivar a preservação do meio ambiente;
Consolidar conhecimentos quanto aos custos e perdas provocadas pelo fogo em área de vegetação e os impactos ambientais advindos de um incêndio florestal.
            Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos  utilizar os recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.


OBJETIVOS ESPECIFICOS

Ø  Identificar as causas de queimadas no município, compreendendo os riscos dessa pratica;
Ø  Reconhecer os cuidados necessários para evitar queimadas em período de seca;
Ø  Compreender que queimar o mato não é a melhor forma de limpar a terra para o plantio;
Ø  Reconhecer os danos que as queimadas causam ao solo e às pessoas.
Ø  Conscientizar crianças e adultos para a preservação;
Ø  Despertar na criança uma postura critica a respeito de conservação dentro e fora da escola;
Ø   Organizar pesquisas de campo com visitas no lixão, na nascente e outros;
Ø  Realizar palestras com o assunto em questão;
Ø  Promover eventos culturais com apresentação das atividades trabalhadas;

PÚBLICO-ALVO:
Alunos e funcionários da Escola Municipal Paulo Vl, Pais, comunidade escolar, fazendeiro, chacareiro e outros.

                                       


                               CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:

                                          CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

             DATA

   AÇÕES LOCAIS DE PREVENÇÃO E COMBATE ÀS QUEIMADAS

   03/ 05/06


Reunião Com Professores E Administrativos Para a Elaboração Do Projeto.

  De 08 á 12/06/2015

Elaboração do projeto



VISITA AS CONSTRUÇÕES NA ZONA URBANA

   13/06/2015
Abertura do projeto com apresentações com os alunos do 5° ano “A” e “B” e 1° ano “B”.
  
    

SLAIDES SOBRE DESMATAMENTO E VIDEOS DE ANIMAÇÃO COM OS ALUNOS DO 5° “A” e “B”
  
          18/08
T
TEXTO DESMATAMENTO CAUSAS E CONSEQUENCIAS.

19/08

VIDEOS CAUSAS E  CONSEQUENCIA DO DESMATAMENTOS PRODUÇÃO DE TEXTO
          
             25/08

AULA PASSEIO VISITA AO REDOR DA CIDADE QUE FOI REMOVIDA A VEJETAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS.
LEITURA DE TEXTO SOBRE A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL.

27/08

Estatísticas das queimadas no Tocantins.


28/08

Entrega de panfletos nos assentamentos e produção de texto sobre as queimadas.

31/08

Aula de campo observação das queimadas e os desmatamentos nos assentamentos do município.

01/09

Produção de texto sobre a aula de campo.

02/09

Desenho livre sobre o desmatamento e a queimada.

03/09

Construção de painéis sobre o desmatamento e as queimadas

04/09

Leitura de um texto sobre reflorestamento.

15/09

Trabalho sobre plantio de árvores.

17/09

Aula de campo em um plantio de eucalipto.

18/09

Produção de texto oral e escrita.

21/09

Realização do plantio de árvores as margens do córrego 14 tábuas.

22/09

Passeata de conscientização e entrega de panfletos.

                                                 


                                            


                                                 METAS
Trabalhar esse projeto a partir das realidades locais, estabelecendo as devidas conexões com a realidade do nosso planeta, sensibilizando a comunidade onde estamos inseridos para efetivarmos ações sobre Educação Ambiental.
Ø  Criar mecanismos para trabalhar a conscientização dos familiares;
Ø  Pesquisar na internet sobre vários meio de preservar;
Ø  Criar histórias em quadrinhos sobre o tema;
Ø  Assistir vídeos sobre como é feito a reciclagem;
Explorar os diversos recursos tecnológicos existentes na escola.



                                     DESENVOLVIMENTOS
O Projeto terá duração de aproximadamente 40 dias, os trabalhos serão realizados com pesquisas de textos e imagens no Laboratório de Informática, sendo os mesmos de diversas abordagens.
Em sala de aula será realizada a leitura dos para debates e discussão dos diferentes contextos e se colocar como personagem principal de uma nova história.
Trabalho de conscientização aos alunos por meio de palestras e vídeos.
 Pesquisa no laboratório de informática e biblioteca.
Os vídeos sobre os prejuízos que causa as queimadas serão exibido pelo professor em recurso multimídia ou no laboratório de informática cada aluno visualiza em seu computador- queimadas e desmatamento são danosos ao meio ambiente;
Quais seriam as principais consequências destas atividades a vida humana? Vamos descobrir?
 Na apresentação dos vídeos será trabalhado atividades diversificadas com os alunos como: Debates e construção de conceitos sobre os temas, utilizando o DVD assistir o vídeo “aquecimento global”
Esses recursos abordam sobre aquecimento global, em que as queimadas e desmatamentos fazem do Brasil o quarto maior emissor de poluentes do mundo.
Roteiro para trabalhar o vídeo; - conceitos já trabalhados e que são tratados no vídeo;
-Novos conceitos que surgem;
-Porque o Brasil é considerado o 4° colocado na emissão de gases poluentes?
-Porque a temperatura aumenta?
-Quais consequências do aumento da temperatura são informados no vídeo?
Aprofundando o tema:
Solicitar que os alunos pesquisem sobre o aquecimento global. Descobrir quais países estão em primeiro lugar na emissão de gases poluentes.
Sugerir algumas ações para mudar essa situação, causando boas mudanças.
Plante uma árvore!
Professor explica a técnica de como plantar uma árvore e posteriormente fazer o plantio no córrego 14 tábuas.
Realizar no laboratório de informática:
Dividir as turmas em grupos para acessar vídeos de animação sobre o tema:
Vídeos sugeridos: animação, plantão do desmatamento, o meio ambiente, criança ecológica, desmatamento.
Trabalho de conscientização dos moradores de Brasilândia e chacareiro da região por meio de convite e panfletos.
Trabalho de plantio de arvore com os alunos do 5ª ano “A”.       
RECURSOS CONFECCIONADOS:
Banner;
Panfletos;
Folders;
Faixas;
RECURSOS UTILIZADOS:
Carro de som;

Vídeos;
Passeata;
Transporte para visitas;
Laboratório de informática;
                                                     


CONCLUSÃO:
Vale ressaltar que   todas as ações desenvolvidas durante este projeto levará o aluno a refletir sobre os seus atos e também mudar sua postura em relação a preservação do meio ambiente.

REFERÊNCIAS:
maiseo.com.br/projeto-de-educducativacao-ambiental/
http://pt.slideshare.net/guest11c19/desmatamento-e-queimada-presentation











































                                           



Nenhum comentário:

Postar um comentário